Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13333
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
raquelbalczarekgrendene.pdfPDF/A517.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estudo comparativo das taxas de rendimento do Colégio Estadual Marechal Rondon e da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis - Canoas – RS
Autor(es): Grendene, Raquel Balczarek
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Machado, Carla Silva
Miembros Examinadores: Silva, Cássio José de Oliveira
Resumo: Este artigo tem como objetivo - identificar e comparar as taxas de distorção idade-série e as taxas de abandono – do ano de 2018, entre duas escolas públicas da Rede Estadual do Rio Grande do Sul: o Colégio Estadual Marechal Rondon e a Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, a segunda pertencente ao Programa RS Seguro, ambas localizadas no município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada é a análise bibliográfica e de dados secundários, disponíveis em bancos de dados públicos, como o Portal do Inep - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A escolha da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis é por ela ser priorizada pelo Programa RS Seguro, que atua em quatro eixos, sendo que, no eixo dois, a educação é um dos pilares. O Colégio Estadual Marechal Rondon foi escolhido por ser uma escola do mesmo município, mas que não participa do Programa RS Seguro. O Programa RS Seguro é um Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública (Decreto Estadual nº 54.516/2019), com foco territorial em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica, apresenta planejamentos de ações de curto, médio e longo prazos, está baseado nas premissas de Inteligência, Integração e Investimento Qualificado.
Resumen : -
Palabras clave : Taxa de distorção idade-série
Taxa de abandono
Taxas de rendimento escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13333
Fecha de publicación : 16-jul-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons