Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13333
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquelbalczarekgrendene.pdfPDF/A517.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo comparativo das taxas de rendimento do Colégio Estadual Marechal Rondon e da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis - Canoas – RS
Author: Grendene, Raquel Balczarek
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Machado, Carla Silva
Referee Member: Silva, Cássio José de Oliveira
Resumo: Este artigo tem como objetivo - identificar e comparar as taxas de distorção idade-série e as taxas de abandono – do ano de 2018, entre duas escolas públicas da Rede Estadual do Rio Grande do Sul: o Colégio Estadual Marechal Rondon e a Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, a segunda pertencente ao Programa RS Seguro, ambas localizadas no município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada é a análise bibliográfica e de dados secundários, disponíveis em bancos de dados públicos, como o Portal do Inep - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A escolha da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis é por ela ser priorizada pelo Programa RS Seguro, que atua em quatro eixos, sendo que, no eixo dois, a educação é um dos pilares. O Colégio Estadual Marechal Rondon foi escolhido por ser uma escola do mesmo município, mas que não participa do Programa RS Seguro. O Programa RS Seguro é um Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública (Decreto Estadual nº 54.516/2019), com foco territorial em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica, apresenta planejamentos de ações de curto, médio e longo prazos, está baseado nas premissas de Inteligência, Integração e Investimento Qualificado.
Abstract: -
Keywords: Taxa de distorção idade-série
Taxa de abandono
Taxas de rendimento escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13333
Issue Date: 16-Jul-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons