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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desempenho das escolas públicas estaduais do 5º ano do Distrito Federal a partir do nível socioeconômico
Autor(es): Santos, Pedro Aganian Silva dos
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Membro da banca: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise do desempenho das escolas públicas do 5º ano do Distrito Federal a partir do nível socioeconômico dos alunos. O objetivo geral desse artigo consistiu em analisar a hipótese que as escolas com melhores pontuações no INSE tenham também melhor IDEB. Os dados do nível socioeconômico foram coletados no INSE de 2015 e, os referentes ao desempenho, foram coletados no IDEB de 2019. Utilizou-se também dados da Secretaria de Educação do Distrito Federal e CODEPLAN, todos disponíveis online. A metodologia adotada para realização desse artigo foi buscou estabelecer uma correlação entre o IDEB 2019 e o INSE das escolas de forma a identificar possíveis influências do nível socioeconômico dos alunos no desempenho das escolas. O Distrito Federal apresenta uma rede de ensino diferenciada, sem a incidência de escolas municipais, de forma que o trabalho abrangeu a totalidade das escolas públicas estaduais do 5º ano. Em média, as escolas do DF apresentam IDEB acima da meta nacional, distribuídas em diferentes grupos de INSE. O trabalho demonstrou que há correlação positiva entre o desempenho dos alunos e o nível socioeconômico, no entanto, demonstrou também que há grupos de escolas, mesmo em zonas rurais, com baixo INSE, porém com desempenho no IDEB entre 6,7 e 7,1. Conclui com o entendimento que o IDEB deve ser analisado e divulgado de forma contextualizada e que o nível socioeconômico é um destes fatores de análise.
Abstract: -
Palavras-chave: Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB)
Índice socioeconômico (INSE)
Desempenho escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13330
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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