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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Vilardi, Luisa Gomes de Almeida-
dc.contributor.referee2Figueiredo, Camila Gonçalves Silva-
dc.creatorSantos, Pedro Aganian Silva dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:17:10Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-09-09T14:17:10Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13330-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma análise do desempenho das escolas públicas do 5º ano do Distrito Federal a partir do nível socioeconômico dos alunos. O objetivo geral desse artigo consistiu em analisar a hipótese que as escolas com melhores pontuações no INSE tenham também melhor IDEB. Os dados do nível socioeconômico foram coletados no INSE de 2015 e, os referentes ao desempenho, foram coletados no IDEB de 2019. Utilizou-se também dados da Secretaria de Educação do Distrito Federal e CODEPLAN, todos disponíveis online. A metodologia adotada para realização desse artigo foi buscou estabelecer uma correlação entre o IDEB 2019 e o INSE das escolas de forma a identificar possíveis influências do nível socioeconômico dos alunos no desempenho das escolas. O Distrito Federal apresenta uma rede de ensino diferenciada, sem a incidência de escolas municipais, de forma que o trabalho abrangeu a totalidade das escolas públicas estaduais do 5º ano. Em média, as escolas do DF apresentam IDEB acima da meta nacional, distribuídas em diferentes grupos de INSE. O trabalho demonstrou que há correlação positiva entre o desempenho dos alunos e o nível socioeconômico, no entanto, demonstrou também que há grupos de escolas, mesmo em zonas rurais, com baixo INSE, porém com desempenho no IDEB entre 6,7 e 7,1. Conclui com o entendimento que o IDEB deve ser analisado e divulgado de forma contextualizada e que o nível socioeconômico é um destes fatores de análise.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectÍndice de desenvolvimento da educação básica (IDEB)pt_BR
dc.subjectÍndice socioeconômico (INSE)pt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDesempenho das escolas públicas estaduais do 5º ano do Distrito Federal a partir do nível socioeconômicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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