https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13329
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
paularodakiewski.pdf | PDF/A | 639.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A avaliação de desempenho no Paraná: o que dizem os questionários sociocontextuais |
Autor(es): | Rodakiewski, Paula |
Primeiro Orientador: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida |
Membro da banca: | Souza, Jane Aparecida Gonçalves de |
Resumo: | A Avaliação de desempenho, praticada em larga escala, pode ser entendida como um instrumento de gestão e fortalecimento do trabalho pedagógico do gestor e do professor em sala de aula. No Paraná a instituição de um sistema próprio de avaliação tem permitido também a formulação e reformulação de iniciativas, programas e políticas de intervenção pedagógica, formação de professores, práticas de gestão, bem como, para o planejamento e monitoramento de metas estabelecidas, a partir de objetivos de aprendizagem considerados equânimes para todos os estudantes paranaenses. O diagnóstico ofertado a partir dos resultados dos testes padronizados, aliado a coleta de informações sobre as condições socioeconômicas dos estudantes, permite que sejam mapeadas possíveis desigualdades educacionais, com vistas a fomentar intervenções pedagógicas mais direcionadas e focadas para a realidade dos sistemas. A partir das classificações e da análise comparativa realizada, observou-se que a maior parte dos estabelecimentos de ensino paranaenses, no que se refere ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, encontram-se no padrão de desempenho básico, apresentando variações consideráveis nos seus Índice socioeconômicos (ISE). Conclui-se que são necessárias maiores investigações no nível das turmas para visualização das desigualdades de aprendizagem que podem ocorrer entre os estudantes avaliados. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Desempenho Avalição em larga escala Questionários sociocontextuais Desigualdades educacionais SAEP |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13329 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons