https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13329
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
paularodakiewski.pdf | PDF/A | 639.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magrone, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261655106007003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Jane Aparecida Gonçalves de | - |
dc.creator | Rodakiewski, Paula | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6845276447386206 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T14:15:24Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T14:15:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13329 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A Avaliação de desempenho, praticada em larga escala, pode ser entendida como um instrumento de gestão e fortalecimento do trabalho pedagógico do gestor e do professor em sala de aula. No Paraná a instituição de um sistema próprio de avaliação tem permitido também a formulação e reformulação de iniciativas, programas e políticas de intervenção pedagógica, formação de professores, práticas de gestão, bem como, para o planejamento e monitoramento de metas estabelecidas, a partir de objetivos de aprendizagem considerados equânimes para todos os estudantes paranaenses. O diagnóstico ofertado a partir dos resultados dos testes padronizados, aliado a coleta de informações sobre as condições socioeconômicas dos estudantes, permite que sejam mapeadas possíveis desigualdades educacionais, com vistas a fomentar intervenções pedagógicas mais direcionadas e focadas para a realidade dos sistemas. A partir das classificações e da análise comparativa realizada, observou-se que a maior parte dos estabelecimentos de ensino paranaenses, no que se refere ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, encontram-se no padrão de desempenho básico, apresentando variações consideráveis nos seus Índice socioeconômicos (ISE). Conclui-se que são necessárias maiores investigações no nível das turmas para visualização das desigualdades de aprendizagem que podem ocorrer entre os estudantes avaliados. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Avalição em larga escala | pt_BR |
dc.subject | Questionários sociocontextuais | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades educacionais | pt_BR |
dc.subject | SAEP | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A avaliação de desempenho no Paraná: o que dizem os questionários sociocontextuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License