Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13328
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
osvanilcealmeidapalheta.pdfPDF/A458.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos resultados do Saeb para o ensino fundamental da rede estadual Paraense
Autor(es): Palheta, Osvanilce Almeida
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Membro da banca: Juliano, Filipe Romão
Resumo: O presente artigo objetiva comparar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb da rede estadual do Estado do Pará, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, nas edições de 2015, 2017 e 2019. Desta forma, correlacionar com as taxas de aprovação, reprovação e abandono e com a tendência histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, possibilitando a análise do desempenho dos estudantes paraenses. Realizamos uma análise descritiva dos dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep para observação das tendências do Saeb e, observou-se que os valores são tendencialmente mais baixos nos anos finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a análise, contribua para a apropriação dos resultados divulgados nacionalmente e assim, possam fundamentar a elaboração de estratégias focadas nas reais necessidades da rede de ensino paraense.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação
Saeb
Ideb
Taxas de rendimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13328
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons