Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13328
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
osvanilcealmeidapalheta.pdfPDF/A458.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise dos resultados do Saeb para o ensino fundamental da rede estadual Paraense
Author: Palheta, Osvanilce Almeida
First Advisor: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Referee Member: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Referee Member: Juliano, Filipe Romão
Resumo: O presente artigo objetiva comparar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb da rede estadual do Estado do Pará, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, nas edições de 2015, 2017 e 2019. Desta forma, correlacionar com as taxas de aprovação, reprovação e abandono e com a tendência histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, possibilitando a análise do desempenho dos estudantes paraenses. Realizamos uma análise descritiva dos dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep para observação das tendências do Saeb e, observou-se que os valores são tendencialmente mais baixos nos anos finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a análise, contribua para a apropriação dos resultados divulgados nacionalmente e assim, possam fundamentar a elaboração de estratégias focadas nas reais necessidades da rede de ensino paraense.
Abstract: -
Keywords: Avaliação
Saeb
Ideb
Taxas de rendimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13328
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons