Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13325
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
neilamoreiradossantosbouzada.pdfPDF/A415.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O desempenho da rede municipal Sul-paraibana no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: os reflexos da formação continuada nos resultados
Author: Bouzada, Neila Moreira dos Santos
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Referee Member: Melo, Keite Silva de
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Paraíba do Sul no Saeb com o intuito de se verificar se as ações de formação continuada para os professores contribuíram para a melhoria da aprendizagem dos mesmos e dos estudantes. Os dados utilizados para embasar o estudo foram as médias da avaliação externa Saeb, os quais tem em seus testes as médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Através da literatura escolhida o mesmo enfatiza a importância dessa avaliação externa. Diante disso, em um segundo momento ao embasarem-se nos dados oficiais deste estudo, o artigo analisa o desempenho dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Paraíba do Sul. O Saeb através dos indicadores de proficiência é a avaliação utilizada para obter o resultado do desempenho destes alunos. Diante disso, ficou constatado que houve melhoras no desempenho dos alunos, inclusive nas taxas de aprovação, as quais subiram. As estratégias utilizadas foram propulsores no resultado do município no Ideb, uma vez que se voltou o olhar para o monitoramento da aprendizagem dos estudantes. E como consequência houve a redução das taxas de reprovação, e desta forma a melhoria da qualidade do ensino.
Abstract: -
Keywords: Qualidade no ensino
Avaliação
Aprendizagem
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13325
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons