Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13325
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
neilamoreiradossantosbouzada.pdfPDF/A415.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Vânia Maria Machado de-
dc.contributor.referee2Melo, Keite Silva de-
dc.creatorBouzada, Neila Moreira dos Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:07:34Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-09-09T14:07:34Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13325-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Paraíba do Sul no Saeb com o intuito de se verificar se as ações de formação continuada para os professores contribuíram para a melhoria da aprendizagem dos mesmos e dos estudantes. Os dados utilizados para embasar o estudo foram as médias da avaliação externa Saeb, os quais tem em seus testes as médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Através da literatura escolhida o mesmo enfatiza a importância dessa avaliação externa. Diante disso, em um segundo momento ao embasarem-se nos dados oficiais deste estudo, o artigo analisa o desempenho dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Paraíba do Sul. O Saeb através dos indicadores de proficiência é a avaliação utilizada para obter o resultado do desempenho destes alunos. Diante disso, ficou constatado que houve melhoras no desempenho dos alunos, inclusive nas taxas de aprovação, as quais subiram. As estratégias utilizadas foram propulsores no resultado do município no Ideb, uma vez que se voltou o olhar para o monitoramento da aprendizagem dos estudantes. E como consequência houve a redução das taxas de reprovação, e desta forma a melhoria da qualidade do ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQualidade no ensinopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO desempenho da rede municipal Sul-paraibana no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: os reflexos da formação continuada nos resultadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons