Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13322
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
naamapegadoferreira.pdfPDF/A419.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise da adequação da formação docente no estado do RN
Autor(es): Ferreira, Naama Pegado
Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Miembros Examinadores: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Miembros Examinadores: Juliano, Filipe Romão
Resumo: A presente investigação teve por objetivos: descrever e analisar o índice da adequação da formação docente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na rede estadual de educação do estado do Rio Grande do Norte, nos anos de 2018 a 2020, bem como, comparar com os resultados dos discentes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Dentre os fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes e sua aprendizagem está a formação docente inicial e continuada, já que o professor tem um papel essencial no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Dos dados coletados menos de 20% e 13,9% dos docentes, da rede estadual, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente, ainda não possuíam formação adequada à disciplina as quais lecionavam, até o ano de 2020. Conclui-se que se faz necessário a continuidade de políticas públicas que além de valorizar o exercício do magistério, formem docentes capazes de lecionar as disciplinas para as quais foram formados inicialmente, diminuindo o distanciamento entre as escolas e as instituições formadoras, além de outros estudos que correlacionem tal índice a aprendizagem dos estudantes.
Resumen : -
Palabras clave : Indicadores educacionais
Dados SAEB
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13322
Fecha de publicación : 26-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons