Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13322
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
naamapegadoferreira.pdfPDF/A419.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise da adequação da formação docente no estado do RN
Author: Ferreira, Naama Pegado
First Advisor: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Referee Member: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Referee Member: Juliano, Filipe Romão
Resumo: A presente investigação teve por objetivos: descrever e analisar o índice da adequação da formação docente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na rede estadual de educação do estado do Rio Grande do Norte, nos anos de 2018 a 2020, bem como, comparar com os resultados dos discentes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Dentre os fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes e sua aprendizagem está a formação docente inicial e continuada, já que o professor tem um papel essencial no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Dos dados coletados menos de 20% e 13,9% dos docentes, da rede estadual, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente, ainda não possuíam formação adequada à disciplina as quais lecionavam, até o ano de 2020. Conclui-se que se faz necessário a continuidade de políticas públicas que além de valorizar o exercício do magistério, formem docentes capazes de lecionar as disciplinas para as quais foram formados inicialmente, diminuindo o distanciamento entre as escolas e as instituições formadoras, além de outros estudos que correlacionem tal índice a aprendizagem dos estudantes.
Abstract: -
Keywords: Indicadores educacionais
Dados SAEB
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13322
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons