Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13319
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
michelecarolinedasilvarodrigues.pdfPDF/A2.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Cartografias da educação do Paraná: panorama educacional segundo o censo escolar de 2019
Author: Rodrigues, Michele Caroline da Silva
First Advisor: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Terra, Marina Furtado
Referee Member: Costa, Mariane Ambrósio
Resumo: O objetivo do presente artigo foi analisar os dados do Censo Escolar referente as escolas e alunos do Paraná no ano de 2019. A motivação para a realização deste estudo decorreu mediante as vivências da autora como docente e analista de dados na Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, na intenção de colaborar com informações sobre o contexto educacional: dimensão, características, identidades e peculiaridades presentes nas diferentes regiões do estado. O procedimento metodológico aplicado foi a análise quantitativa, utilizando dados obtidos através do Banco de Dados do Censo Escolar de 2019, e dados abertos disponibilizados no portal do INEP. Foi elaborada uma cartografia apresentando dados de instituições de ensino e estudantes da rede estadual do Paraná, e as potencialidades e fragilidades desveladas através dos dados estatísticos. A partir da apresentação da perspectiva educacional pública identificada através desta pesquisa, espera-se que seja possível impulsionar a elaboração de políticas públicas, projetos e ações que contribuam para melhoria da qualidade de ensino. Intenta-se que esta investigação seja um instrumento para ações dos diversos departamentos da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, bem como para as próprias Instituições de ensino.
Abstract: -
Keywords: Censo escolar
Escolas
Estudantes
Potencialidade e fragilidades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13319
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons