Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13319
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
michelecarolinedasilvarodrigues.pdfPDF/A2.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Marina Furtado-
dc.contributor.referee2Costa, Mariane Ambrósio-
dc.creatorRodrigues, Michele Caroline da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0469397784515103pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:53:50Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-09-09T13:53:50Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13319-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente artigo foi analisar os dados do Censo Escolar referente as escolas e alunos do Paraná no ano de 2019. A motivação para a realização deste estudo decorreu mediante as vivências da autora como docente e analista de dados na Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, na intenção de colaborar com informações sobre o contexto educacional: dimensão, características, identidades e peculiaridades presentes nas diferentes regiões do estado. O procedimento metodológico aplicado foi a análise quantitativa, utilizando dados obtidos através do Banco de Dados do Censo Escolar de 2019, e dados abertos disponibilizados no portal do INEP. Foi elaborada uma cartografia apresentando dados de instituições de ensino e estudantes da rede estadual do Paraná, e as potencialidades e fragilidades desveladas através dos dados estatísticos. A partir da apresentação da perspectiva educacional pública identificada através desta pesquisa, espera-se que seja possível impulsionar a elaboração de políticas públicas, projetos e ações que contribuam para melhoria da qualidade de ensino. Intenta-se que esta investigação seja um instrumento para ações dos diversos departamentos da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná, bem como para as próprias Instituições de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCenso escolarpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPotencialidade e fragilidadespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleCartografias da educação do Paraná: panorama educacional segundo o censo escolar de 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons