Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13318
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marxwelljosealbuquerquealvesdasilva.pdfPDF/A424.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município de Afogados da Ingazeira/PE: análise dos resultados do ensino fundamental nos anos finais no período de 2015 a 2019
Autor(es): Silva, Marxwell José Albuquerque Alves da
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Terra, Marina Furtado
Membro da banca: Costa, Mariane Ambrósio
Resumo: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) vem, ao longo da sua série histórica, apresentando dados importantes para educação brasileira aos entes federados, com fulcro no cumprimento de metas pré-estabelecidas, e no apoio ao planejamento e gestão da educação pública. Para que esses entes possam promover ações que visem à melhoria da qualidade da educação, torna-se importante compreender, dentre outros fatores, como as redes de ensino vêm se comportando a partir dos resultados apresentados pelo referido Índice. Nesse sentido, o presente trabalho tem como propósito realizar uma análise dos resultados do Ideb do ensino fundamental anos finais, no período de 2015 a 2019, com foco na rede municipal de educação de Afogados da Ingazeira/PE, estabelecendo um estudo comparativo entre as médias alcançadas pelo estado de Pernambuco e pelo Brasil. Propõe-se, para tanto, a apresentar o Ideb e o município de Afogados da Ingazeira, assim como os indicadores que compõem o Índice, discorrendo sobre suas concepções. Através desses dados, torna-se possível a visualização dos resultados frente à análise comparativa das redes no âmbito do município de Afogados da Ingazeira, do estado de Pernambuco e do Brasil. Para este trabalho, optamos pelo recorte do ensino fundamental anos finais, por ser uma etapa de ensino ofertada por estados e municípios, a fim de garantir condição necessária à promoção da análise comparativa entre as redes.
Abstract: -
Palavras-chave: Ideb
SAEB
Fluxo
Desempenho
Proficiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13318
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons