Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13311
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariadaconceicaopereirareboucas.pdfPDF/A801.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Saeb e o desempenho dos alunos do 9º ano em língua portuguesa na rede pública estadual de ensino de Roraima: por que saber e o que fazer com os resultados dessa avaliação?
Autor(es): Rebouças, Maria da Conceição Pereira
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Cunha, Priscila Campos
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o desempenho dos alunos em Língua Portugesa no SAEB, com o objetivo de mapear e analisar as médias e a distribuição das proficiências dos alunos do 9º ano na rede pública estadual de ensino de Roraima nas edições do SAEB de 2015, 2017 e 2019. Utilizou-se os dados públicos do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), em particular, as médias e a distribuição das proficiências em Língua Portuguesa dos alunos do 9º ano. A pesquisa foi realizada por meio de uma análise comparativa, considerando os dados do Estado de Roraima e do Brasil, zona urbana e rural. Os resultados dessa investigação apontaram que a proficiência dos alunos de Roraima ainda apresenta índices inferiores quando comparados aos indicadores nacionais, no período investigado. Contudo, em 2019, o Estado ficou acima da média do Brasil, o que demonstra um pequeno avanço nos resultados educacionais do estado de Roraima.
Abstract: -
Palavras-chave: Escolas de Roraima
IDEB
Proficiência língua portuguesa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13311
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons