Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13309
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaaparecidadasilvaprado.pdfPDF/A721.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uso da avaliação em larga escala como recurso para orientação da ação pedagógica: uma investigação na área de Ciências da Natureza a partir do PISA 2018 E SAEB 2019
Author: Prado, Maria Aparecida da Silva
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Sanábio, Marcos Tanure
Referee Member: Machado, Carla Silva
Referee Member: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Resumo: O uso dos resultados das avaliações em larga escala em Ciências da Natureza para orientar a prática pedagógica, demanda a problematização do entendimento de educação científica, composições curriculares, domínio das políticas educacionais e compreensão dos pressupostos avaliativos envolvidos nessas avaliações. Atinente a essa conjuntura, pretende-se analisar as competências/habilidades alcançadas pelos estudantes na fase final do Ensino Fundamental, a partir do nível de proficiência alcançado na escala de proficiência do PISA. Em decorrência dessa análise, evidenciando a correlação das competências propostas na BNCC com aquelas presentes na Matriz de Referência do SAEB e na Escala de proficiência do PISA, denota-se o nível do letramento científico demonstrado pelos estudantes e articulam-se perspectivas de uma educação científica para a cidadania.
Abstract: -
Keywords: Avaliação em larga escala
Educação científica
BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13309
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons