https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13307
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marcocesararaujopereira.pdf | PDF/A | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Sobre as projeções de meta do Ideb induzidas pelo Pisa |
Autor(es): | Pereira, Marco César Araujo |
Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Miembros Examinadores: | Machado, Carla Silva |
Miembros Examinadores: | Scoton, Roberta Muller Scafuto |
Resumo: | O relacionamento entre as metas traçadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram induzidas pelos resultados brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo deste texto é analisar a metodologia de cálculo das metas desenvolvido pelo INEP para o IDEB, tomando como referência a média dos países participantes da OCDE no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Program for International Student Assessment, PISA). Com o intuito de facilitar a compreensão da técnica utilizada serão apresentados: a) as especificidades do PISA e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que subsidiam os cálculos do IDEB; e b) os gráficos com a compatibilização entre os resultados brasileiros na Prova Brasil (como eram então conhecidos os testes cognitivos do SAEB) e no PISA, ambas as avaliações de 2003. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | SAEB PISA IDEB Projeções do IDEB |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13307 |
Fecha de publicación : | 24-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons