Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13307
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcocesararaujopereira.pdfPDF/A1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sobre as projeções de meta do Ideb induzidas pelo Pisa
Author: Pereira, Marco César Araujo
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Machado, Carla Silva
Referee Member: Scoton, Roberta Muller Scafuto
Resumo: O relacionamento entre as metas traçadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram induzidas pelos resultados brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo deste texto é analisar a metodologia de cálculo das metas desenvolvido pelo INEP para o IDEB, tomando como referência a média dos países participantes da OCDE no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Program for International Student Assessment, PISA). Com o intuito de facilitar a compreensão da técnica utilizada serão apresentados: a) as especificidades do PISA e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que subsidiam os cálculos do IDEB; e b) os gráficos com a compatibilização entre os resultados brasileiros na Prova Brasil (como eram então conhecidos os testes cognitivos do SAEB) e no PISA, ambas as avaliações de 2003.
Abstract: -
Keywords: SAEB
PISA
IDEB
Projeções do IDEB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13307
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons