Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13305
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marciathaissoaresserrapereira.pdfPDF/A447.19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Influência do Saeb no estabelecimento das políticas de monitoramento e responsabilização no ensino médio da rede estadual de ensino do Maranhão
Autor(es): Pereira, Marcia Thais Soares Serra
Orientador: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Machado, Carla Silva
Miembros Examinadores: Fonseca, Mirna Juliana Santos
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a influência do Saeb no estabelecimento das políticas de monitoramento e responsabilização no ensino médio da rede estadual de ensino do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que utiliza referenciais teóricos da área para sua consolidação. Inicialmente, faz-se um desenho do Saeb a partir dos seus aspectos históricos e conceituais, apresentando resultados inerentes à realidade brasileira e maranhense. Em seguida, apresentam-se os elementos conceituais caracterizadores das políticas de responsabilização e finaliza-se com a análise dos resultados obtidos no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Maranhão, bem como das políticas de monitoramento e responsabilização implementadas, especialmente o Seama (Sistema de Avaliação da Aprendizagem do Estado do Maranhão) e o Prêmio Mais Ideb. Conclui-se que o Saeb interfere diretamente no estabelecimento das políticas implementadas no Estado do Maranhão, mas entende-se ser precoce estabelecer vínculo entre a melhoria dos resultados e as políticas adotadas, sugerindo-se que o Estado adote ações de análise, reflexão e monitoramento efetivo dos resultados, superando a mera visão classificatória da avaliação.
Resumen : -
Palabras clave : Sistema de avaliação da educação básica
Responsabilização
Prêmio Mais Ideb
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13305
Fecha de publicación : 22-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons