https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13305
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marciathaissoaresserrapereira.pdf | PDF/A | 447.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magrone, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261655106007003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Mirna Juliana Santos | - |
dc.creator | Pereira, Marcia Thais Soares Serra | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2492144755825844 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:06:30Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:06:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13305 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo analisar a influência do Saeb no estabelecimento das políticas de monitoramento e responsabilização no ensino médio da rede estadual de ensino do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que utiliza referenciais teóricos da área para sua consolidação. Inicialmente, faz-se um desenho do Saeb a partir dos seus aspectos históricos e conceituais, apresentando resultados inerentes à realidade brasileira e maranhense. Em seguida, apresentam-se os elementos conceituais caracterizadores das políticas de responsabilização e finaliza-se com a análise dos resultados obtidos no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Maranhão, bem como das políticas de monitoramento e responsabilização implementadas, especialmente o Seama (Sistema de Avaliação da Aprendizagem do Estado do Maranhão) e o Prêmio Mais Ideb. Conclui-se que o Saeb interfere diretamente no estabelecimento das políticas implementadas no Estado do Maranhão, mas entende-se ser precoce estabelecer vínculo entre a melhoria dos resultados e as políticas adotadas, sugerindo-se que o Estado adote ações de análise, reflexão e monitoramento efetivo dos resultados, superando a mera visão classificatória da avaliação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistema de avaliação da educação básica | pt_BR |
dc.subject | Responsabilização | pt_BR |
dc.subject | Prêmio Mais Ideb | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Influência do Saeb no estabelecimento das políticas de monitoramento e responsabilização no ensino médio da rede estadual de ensino do Maranhão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License