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Tipo: Dissertação
Título: Drag Queens, montagens e reinvenções: tecendo outras existências
Autor(es): Silva, Rodrigo Souza
Primeiro Orientador: Sequeira, Rosane Preciosa
Membro da banca: Donini, Angela Aparecida
Membro da banca: Araújo, Karla Holanda de
Membro da banca: Oliveira, Marcella Beraldo de
Membro da banca: Brandão, Ludmila de Lima
Resumo: Essa dissertação aborda a montagem das drag queens enquanto um meio para pensar tanto em termos conceituais quanto para refletir sobre a própria existência. Em seu processo de montagem, as drags desafiam composições estratificadas de conceitos de gênero, de corpo, de aparência, de subjetividade, nos apontando para cruzamentos entre modos de vestir, maneiras de viver e formas de pensar. A pesquisa busca fugir de discursos molares, dominantes, e recorre, em seu auxílio, a conceitos propostos por autores tais como Deleuze, Guattari, Rolnik, Butler, Preciado, Bento, Preciosa, Miller e Bollon, entre outros, de falas das drag queens Kinaidos, La Beauty, Amanda Fierce, Duda Flux, de relatos autobiográficos, de fotografias de Nikki S Lee, dos filmes Paris is Burning e Morrer como um Homem. Costura-se, assim, um texto-roupa fragmentado, no qual sujeito e objeto se confundem, se entrelaçam. A investigação se encerra consciente de que se trata de um caminho inacabado e em constante transformação.
Abstract: This dissertation addresses the impersonation of drag queens as a way to think both conceptually and to reflect on the existence. In their impersonation process, drags challenge stratified compositions of concepts as gender, body, appearance, subjectivity in pointing to intersections between modes of dress, ways of living and ways of thinking. The research seeks to escape from molars, dominant discourses, and uses, to its aid, the concepts proposed by authors such as Deleuze, Guattari, Rolnik, Butler, Preciado, Benedict, Precious, Miller and Bollon, among others, statements of drag queens Kinaidos, La Beauty, Amanda Fierce, Duda Flux, of autobiographical accounts, photographs of Nikki S Lee, films Paris is Burning and To die like a man. We sew, thus, a fragmented text-blank, in which subject and object are confused, intertwine. The research concludes aware that this is an unfinished and constantly changing path.
Palavras-chave: Drag Queens
Montagem
Subjetividade
Camp
Gênero
Drag queens
Impersonation
Subjectivity
Camp
Gender
CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/132
Data do documento: 1-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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