Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/132
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigosouzasilva.pdf2.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sequeira, Rosane Preciosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791938T0pt_BR
dc.contributor.referee1Donini, Angela Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777699D5pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Karla Holanda de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759632Y9pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Marcella Beraldo de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764559J1pt_BR
dc.contributor.referee4Brandão, Ludmila de Lima-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768383A7pt_BR
dc.creatorSilva, Rodrigo Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-09T13:45:44Z-
dc.date.available2015-12-08-
dc.date.available2015-12-09T13:45:44Z-
dc.date.issued2015-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/132-
dc.description.abstractThis dissertation addresses the impersonation of drag queens as a way to think both conceptually and to reflect on the existence. In their impersonation process, drags challenge stratified compositions of concepts as gender, body, appearance, subjectivity in pointing to intersections between modes of dress, ways of living and ways of thinking. The research seeks to escape from molars, dominant discourses, and uses, to its aid, the concepts proposed by authors such as Deleuze, Guattari, Rolnik, Butler, Preciado, Benedict, Precious, Miller and Bollon, among others, statements of drag queens Kinaidos, La Beauty, Amanda Fierce, Duda Flux, of autobiographical accounts, photographs of Nikki S Lee, films Paris is Burning and To die like a man. We sew, thus, a fragmented text-blank, in which subject and object are confused, intertwine. The research concludes aware that this is an unfinished and constantly changing path.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação aborda a montagem das drag queens enquanto um meio para pensar tanto em termos conceituais quanto para refletir sobre a própria existência. Em seu processo de montagem, as drags desafiam composições estratificadas de conceitos de gênero, de corpo, de aparência, de subjetividade, nos apontando para cruzamentos entre modos de vestir, maneiras de viver e formas de pensar. A pesquisa busca fugir de discursos molares, dominantes, e recorre, em seu auxílio, a conceitos propostos por autores tais como Deleuze, Guattari, Rolnik, Butler, Preciado, Bento, Preciosa, Miller e Bollon, entre outros, de falas das drag queens Kinaidos, La Beauty, Amanda Fierce, Duda Flux, de relatos autobiográficos, de fotografias de Nikki S Lee, dos filmes Paris is Burning e Morrer como um Homem. Costura-se, assim, um texto-roupa fragmentado, no qual sujeito e objeto se confundem, se entrelaçam. A investigação se encerra consciente de que se trata de um caminho inacabado e em constante transformação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDrag Queenspt_BR
dc.subjectMontagempt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectCamppt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDrag queenspt_BR
dc.subjectImpersonationpt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectCamppt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.titleDrag Queens, montagens e reinvenções: tecendo outras existênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.