Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13290
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lucianaevangelistacostasilva.pdfPDF/A721.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A análise das variações do Ideb da Rede Estadual do Piauí entre 2007 e 2019
Autor(es): Silva, Luciana Evangelista Costa
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Miembros Examinadores: Barreto, Mônica da Motta Salles
Miembros Examinadores: Alves, Márcio Fagundes
Resumo: As avaliações externas são essenciais no apoio às redes educacionais, por possibilitar projeção de ações e metas e melhorias no ensino e servir para articular os resultados a políticas de responsabilização como ponto de apoio para o planejamento e elaboração de políticas públicas educacionais. Este trabalho apresenta uma análise acerca dos resultados do Ideb obtidos pela rede estadual do Piauí, entre os anos de 2007 a 2019, destacando a variação dos resultados no período em que as avaliações do SAEB foram aplicadas no Estado, para estudantes do Ensino Médio. A discussão está centrada na análise a partir dos resultados obtidos e as variações desses resultados para o Estado, considerando sua projeção ou meta em cada edição. Este estudo verificou que houve variação nos resultados e que embora fossem variações pontuais, ou seja, nas duas últimas edições, elas ficaram abaixo das metas projetadas. Com esse resultado, houve a necessidade de mudança nas estratégias, através de ações práticas junto às escolas da rede, capazes de ajudar no cumprimento e superação das metas.
Resumen : External evaluations are essential in supporting educational networks, as they allow the projection of actions and goals and improvements in teaching and serve to articulate the results to accountability policies as a support point for the planning and elaboration of public educational policies. analysis of the Ideb results obtained by the Piauí state network, between the years 2007 to 2019, highlighting the variation of the results in the period in which the SAEB evaluations were applied in the State, for high school students. The discussion is centered on the analysis based on the results obtained and the variations of these results for the State, considering its projection or goal in each edition. This study found that there was variation in the results and that although they were occasional variations, that is, in the last two editions, they were below the projected goals. With this result, there was a need to change the strategies, through practical actions with the schools of the network, able to help in the fulfillment and overcoming of the goals.
Palabras clave : Ideb
Ensino médio
Rede Estadual do Piauí
Ideb
High school
Piauí State Network
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13290
Fecha de publicación : 31-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons