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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7419302491760122pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, Mônica da Motta Salles-
dc.contributor.referee2Alves, Márcio Fagundes-
dc.creatorSilva, Luciana Evangelista Costa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T12:11:12Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T12:11:12Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13290-
dc.description.abstractExternal evaluations are essential in supporting educational networks, as they allow the projection of actions and goals and improvements in teaching and serve to articulate the results to accountability policies as a support point for the planning and elaboration of public educational policies. analysis of the Ideb results obtained by the Piauí state network, between the years 2007 to 2019, highlighting the variation of the results in the period in which the SAEB evaluations were applied in the State, for high school students. The discussion is centered on the analysis based on the results obtained and the variations of these results for the State, considering its projection or goal in each edition. This study found that there was variation in the results and that although they were occasional variations, that is, in the last two editions, they were below the projected goals. With this result, there was a need to change the strategies, through practical actions with the schools of the network, able to help in the fulfillment and overcoming of the goals.pt_BR
dc.description.resumoAs avaliações externas são essenciais no apoio às redes educacionais, por possibilitar projeção de ações e metas e melhorias no ensino e servir para articular os resultados a políticas de responsabilização como ponto de apoio para o planejamento e elaboração de políticas públicas educacionais. Este trabalho apresenta uma análise acerca dos resultados do Ideb obtidos pela rede estadual do Piauí, entre os anos de 2007 a 2019, destacando a variação dos resultados no período em que as avaliações do SAEB foram aplicadas no Estado, para estudantes do Ensino Médio. A discussão está centrada na análise a partir dos resultados obtidos e as variações desses resultados para o Estado, considerando sua projeção ou meta em cada edição. Este estudo verificou que houve variação nos resultados e que embora fossem variações pontuais, ou seja, nas duas últimas edições, elas ficaram abaixo das metas projetadas. Com esse resultado, houve a necessidade de mudança nas estratégias, através de ações práticas junto às escolas da rede, capazes de ajudar no cumprimento e superação das metas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRede Estadual do Piauípt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectPiauí State Networkpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA análise das variações do Ideb da Rede Estadual do Piauí entre 2007 e 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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