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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A evolução do Ideb Brasil: tendências e implicações para as políticas educacionais
Author: Andrada, Lorena Pimenta de
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Sanábio, Marcos Tanure
Referee Member: Magaldi, Juliana Alves
Referee Member: Soares, Mariana Calife Nobrega
Resumo: O estudo investiga a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), identificando como ele e as variáveis que o compõem – rendimento e desempenho – se comportaram ao longo da série histórica (2005 a 2019). Apresenta panorama da evolução do Ideb e das variáveis indicando as oscilações, trajetórias e tendências observadas comparativamente a cada etapa escolar. O Artigo conclui que analisar o Ideb, a partir da decomposição de suas variáveis pode contribuir com reflexões e análises acerca dos significados dos resultados alcançados, extrapolando-se meros usos comparativos e de ranqueamentos, uma vez que o direcionamento de políticas públicas orientadas por evidências favorecem a gestão da educação. Aponta, ainda, para a necessidade de se realizar novos estudos capazes de aprofundar análises sobre os resultados diferenciados obtidos em 2019, a fim de se buscar perpetuar a aparente tendência delineada.
Abstract: -
Keywords: Ideb Brasil
Rendimento escolar
Desempenho escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13288
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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