Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13288
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lorenapimentadeandrada.pdfPDF/A1.95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988359903223308pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Soares, Mariana Calife Nobrega-
dc.creatorAndrada, Lorena Pimenta de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3961998817380046pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T12:05:50Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T12:05:50Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13288-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO estudo investiga a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), identificando como ele e as variáveis que o compõem – rendimento e desempenho – se comportaram ao longo da série histórica (2005 a 2019). Apresenta panorama da evolução do Ideb e das variáveis indicando as oscilações, trajetórias e tendências observadas comparativamente a cada etapa escolar. O Artigo conclui que analisar o Ideb, a partir da decomposição de suas variáveis pode contribuir com reflexões e análises acerca dos significados dos resultados alcançados, extrapolando-se meros usos comparativos e de ranqueamentos, uma vez que o direcionamento de políticas públicas orientadas por evidências favorecem a gestão da educação. Aponta, ainda, para a necessidade de se realizar novos estudos capazes de aprofundar análises sobre os resultados diferenciados obtidos em 2019, a fim de se buscar perpetuar a aparente tendência delineada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdeb Brasilpt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA evolução do Ideb Brasil: tendências e implicações para as políticas educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons