Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13284
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leonardofujisimayada.pdfPDF/A770.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Impacto do ensino integral no Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB)
Author: Yada, Leonardo Fujisima
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Magaldi, Juliana Alves
Referee Member: Alves, Márcio Fagundes
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de compreender, por meio da análise dos dados do Censo Escolar e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep), o impacto da ampliação da jornada escolar no desempenho dos estudantes no Índice de Desempenho Educacional da Educação Básica (IDEB). Para a realização deste estudo foram calculadas a média e o desvio padrão do IDEB de anos finais para os ciclos de 2013, 2015 e 2017, das escolas integrais e não integrais do Estado de São Paulo. Deste modo, foi possível realizar uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos dois grupos de escolas analisados, tanto em relação às proficiências em matemática e linguagens, quanto em relação ao fluxo escolar, por meio do indicador de rendimento. Para a análise, utilizou-se como critério para identificar as turmas em tempo integral, todas as turmas que possuíam duração igual ou superior a 420 minutos diários. Identificou-se que para os três ciclos analisados os resultados do IDEB de anos finais das escolas integrais foram superiores aos resultados das escolas em tempo parcial. Deste modo, foi possível levantar hipóteses de que a ampliação da jornada escolar influencia positivamente o desempenho dos estudantes. No entanto, em relação ao desvio padrão, não foi possível verificar, em todos os ciclos, menor disparidade entre os resultados das escolas em tempo integral quando comparada à disparidade entre as escolas em tempo parcial.
Abstract: -
Keywords: Ensino integral
Avaliação educacional
IDEB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13284
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons