https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13284
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leonardofujisimayada.pdf | PDF/A | 770.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magaldi, Juliana Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Márcio Fagundes | - |
dc.creator | Yada, Leonardo Fujisima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1979470596919334 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T11:54:55Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T11:54:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13284 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo foi realizado com o objetivo de compreender, por meio da análise dos dados do Censo Escolar e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep), o impacto da ampliação da jornada escolar no desempenho dos estudantes no Índice de Desempenho Educacional da Educação Básica (IDEB). Para a realização deste estudo foram calculadas a média e o desvio padrão do IDEB de anos finais para os ciclos de 2013, 2015 e 2017, das escolas integrais e não integrais do Estado de São Paulo. Deste modo, foi possível realizar uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos dois grupos de escolas analisados, tanto em relação às proficiências em matemática e linguagens, quanto em relação ao fluxo escolar, por meio do indicador de rendimento. Para a análise, utilizou-se como critério para identificar as turmas em tempo integral, todas as turmas que possuíam duração igual ou superior a 420 minutos diários. Identificou-se que para os três ciclos analisados os resultados do IDEB de anos finais das escolas integrais foram superiores aos resultados das escolas em tempo parcial. Deste modo, foi possível levantar hipóteses de que a ampliação da jornada escolar influencia positivamente o desempenho dos estudantes. No entanto, em relação ao desvio padrão, não foi possível verificar, em todos os ciclos, menor disparidade entre os resultados das escolas em tempo integral quando comparada à disparidade entre as escolas em tempo parcial. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino integral | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | IDEB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Impacto do ensino integral no Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License