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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Alves, Márcio Fagundes-
dc.creatorYada, Leonardo Fujisima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1979470596919334pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:54:55Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:54:55Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13284-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi realizado com o objetivo de compreender, por meio da análise dos dados do Censo Escolar e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep), o impacto da ampliação da jornada escolar no desempenho dos estudantes no Índice de Desempenho Educacional da Educação Básica (IDEB). Para a realização deste estudo foram calculadas a média e o desvio padrão do IDEB de anos finais para os ciclos de 2013, 2015 e 2017, das escolas integrais e não integrais do Estado de São Paulo. Deste modo, foi possível realizar uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos dois grupos de escolas analisados, tanto em relação às proficiências em matemática e linguagens, quanto em relação ao fluxo escolar, por meio do indicador de rendimento. Para a análise, utilizou-se como critério para identificar as turmas em tempo integral, todas as turmas que possuíam duração igual ou superior a 420 minutos diários. Identificou-se que para os três ciclos analisados os resultados do IDEB de anos finais das escolas integrais foram superiores aos resultados das escolas em tempo parcial. Deste modo, foi possível levantar hipóteses de que a ampliação da jornada escolar influencia positivamente o desempenho dos estudantes. No entanto, em relação ao desvio padrão, não foi possível verificar, em todos os ciclos, menor disparidade entre os resultados das escolas em tempo integral quando comparada à disparidade entre as escolas em tempo parcial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEnsino integralpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleImpacto do ensino integral no Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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