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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa do desempenho dos alunos dos anos finais do ensino fundamental do município do Rio de Janeiro nas edições de 2015 a 2019 do Ideb
Autor(es): Fonseca, Kátia Regina Peixoto da
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Magaldi, Juliana Alves
Membro da banca: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: Para este artigo foi realizado um estudo investigativo das variações do desempenho dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro no Ideb nas edições de 2015, 2017 e 2019. O estudo baseou-se nos dados coletados no site do INEP, considerando os índices de desempenho e fluxo e nas legislações educacionais federais e municipais. Percebe-se, após as análises, que houve um crescimento constante neste índice. Ao comparar, de forma pormenorizada, as edições de 2015 e 2017 do Saeb Prova Brasil, percebese tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, oscilações positivas, porém pouco significativas, o que nos indica uma estabilidade no desempenho dos estudantes. Em relação às taxas de rendimento (aprovações) foi identificado um pequeno aumento, o que elevou o Ideb. Nas edições de 2017 e 2019 do Saeb Prova Brasil identifica-se oscilações negativas, com uma queda pouco significativa nas duas disciplinas, o que também acarretou estabilidade nos dados analisados. As aprovações apresentaram um aumento maior que a edição anterior, também elevando o Ideb. Assim, pode-se afirmar que na Rede Municipal do Rio de Janeiro o índice de rendimento (aprovações) foi o principal responsável pela elevação constante do Ideb. Porém, apesar do avanço constante nos índices do Ideb, o Município do Rio de Janeiro não conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo INEP em nenhuma das edições, que são objeto de nosso estudo.
Abstract: -
Palavras-chave: Ideb
Ensino fundamental
Município do Rio de Janeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13281
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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