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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Figueiredo, Camila Gonçalves Silva-
dc.creatorFonseca, Kátia Regina Peixoto da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:47:48Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:47:48Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13281-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoPara este artigo foi realizado um estudo investigativo das variações do desempenho dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro no Ideb nas edições de 2015, 2017 e 2019. O estudo baseou-se nos dados coletados no site do INEP, considerando os índices de desempenho e fluxo e nas legislações educacionais federais e municipais. Percebe-se, após as análises, que houve um crescimento constante neste índice. Ao comparar, de forma pormenorizada, as edições de 2015 e 2017 do Saeb Prova Brasil, percebese tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, oscilações positivas, porém pouco significativas, o que nos indica uma estabilidade no desempenho dos estudantes. Em relação às taxas de rendimento (aprovações) foi identificado um pequeno aumento, o que elevou o Ideb. Nas edições de 2017 e 2019 do Saeb Prova Brasil identifica-se oscilações negativas, com uma queda pouco significativa nas duas disciplinas, o que também acarretou estabilidade nos dados analisados. As aprovações apresentaram um aumento maior que a edição anterior, também elevando o Ideb. Assim, pode-se afirmar que na Rede Municipal do Rio de Janeiro o índice de rendimento (aprovações) foi o principal responsável pela elevação constante do Ideb. Porém, apesar do avanço constante nos índices do Ideb, o Município do Rio de Janeiro não conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo INEP em nenhuma das edições, que são objeto de nosso estudo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMunicípio do Rio de Janeiropt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise comparativa do desempenho dos alunos dos anos finais do ensino fundamental do município do Rio de Janeiro nas edições de 2015 a 2019 do Idebpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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