https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13276
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
juliocesardasnevesamaral.pdf | PDF/A | 535.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A participação e divulgação dos resultados da Prova Brasil 2017 das escolas da segunda etapa do ensino fundamental do estado do Amapá |
Autor(es): | Amaral, Júlio César das Neves |
Primeiro Orientador: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
Membro da banca: | Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda |
Membro da banca: | Pontes, Luis Antonio Fajardo |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma análise das situações de participação e publicação dos resultados de escolas públicas estaduais e municipais da segunda etapa do ensino fundamental, tendo em vista levantar hipóteses sobre a influência dos critérios de seleção das avaliações em larga escala para o estado do Amapá. A referência para um estudo quantitativo com o propósito de obter uma interpretação qualitativa desse contexto utiliza dados secundários das edições do Saeb dos anos de 2017 e 2019. Considerou-se as quantidades de municípios e escolas amapaenses previstas, subdivididas em participantes e não participantes. A insuficiência de alunos participantes registra maior impacto entre as edições investigadas para as escolas da administração municipal. Os critérios de maior efeito proporcional estão relacionados à situação de não- participação nas provas e ocorrem no nível das escolas administradas pelo Estado e no conjunto de escolas estaduais e municipais. O cenário observado sugere a necessidade de envolvimento progressivo de escolas e cidades no processo Saeb, considerando que a ampliação da participação escolar faz supor um número cada vez maior de alunos e um reflexo no aumento dos índices de proporcionalidade na participação em avaliações de larga escala. Esse tipo de avanço pode contribuir para a qualificação da gestão escolar e do trabalho pedagógico docente e ampliar a percepção da equidade desejada aos resultados educacionais da educação básica desenvolvida em território amapaense. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Participação prova Brasil Divulgação de resultados Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13276 |
Data do documento: | 24-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons