Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13276
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliocesardasnevesamaral.pdfPDF/A535.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A participação e divulgação dos resultados da Prova Brasil 2017 das escolas da segunda etapa do ensino fundamental do estado do Amapá
Autor(es): Amaral, Júlio César das Neves
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda
Membro da banca: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise das situações de participação e publicação dos resultados de escolas públicas estaduais e municipais da segunda etapa do ensino fundamental, tendo em vista levantar hipóteses sobre a influência dos critérios de seleção das avaliações em larga escala para o estado do Amapá. A referência para um estudo quantitativo com o propósito de obter uma interpretação qualitativa desse contexto utiliza dados secundários das edições do Saeb dos anos de 2017 e 2019. Considerou-se as quantidades de municípios e escolas amapaenses previstas, subdivididas em participantes e não participantes. A insuficiência de alunos participantes registra maior impacto entre as edições investigadas para as escolas da administração municipal. Os critérios de maior efeito proporcional estão relacionados à situação de não- participação nas provas e ocorrem no nível das escolas administradas pelo Estado e no conjunto de escolas estaduais e municipais. O cenário observado sugere a necessidade de envolvimento progressivo de escolas e cidades no processo Saeb, considerando que a ampliação da participação escolar faz supor um número cada vez maior de alunos e um reflexo no aumento dos índices de proporcionalidade na participação em avaliações de larga escala. Esse tipo de avanço pode contribuir para a qualificação da gestão escolar e do trabalho pedagógico docente e ampliar a percepção da equidade desejada aos resultados educacionais da educação básica desenvolvida em território amapaense.
Abstract: -
Palavras-chave: Participação prova Brasil
Divulgação de resultados
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13276
Data do documento: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons