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dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda-
dc.contributor.referee2Pontes, Luis Antonio Fajardo-
dc.creatorAmaral, Júlio César das Neves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1874382738597859pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:32:26Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:32:26Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13276-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma análise das situações de participação e publicação dos resultados de escolas públicas estaduais e municipais da segunda etapa do ensino fundamental, tendo em vista levantar hipóteses sobre a influência dos critérios de seleção das avaliações em larga escala para o estado do Amapá. A referência para um estudo quantitativo com o propósito de obter uma interpretação qualitativa desse contexto utiliza dados secundários das edições do Saeb dos anos de 2017 e 2019. Considerou-se as quantidades de municípios e escolas amapaenses previstas, subdivididas em participantes e não participantes. A insuficiência de alunos participantes registra maior impacto entre as edições investigadas para as escolas da administração municipal. Os critérios de maior efeito proporcional estão relacionados à situação de não- participação nas provas e ocorrem no nível das escolas administradas pelo Estado e no conjunto de escolas estaduais e municipais. O cenário observado sugere a necessidade de envolvimento progressivo de escolas e cidades no processo Saeb, considerando que a ampliação da participação escolar faz supor um número cada vez maior de alunos e um reflexo no aumento dos índices de proporcionalidade na participação em avaliações de larga escala. Esse tipo de avanço pode contribuir para a qualificação da gestão escolar e do trabalho pedagógico docente e ampliar a percepção da equidade desejada aos resultados educacionais da educação básica desenvolvida em território amapaense.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipação prova Brasilpt_BR
dc.subjectDivulgação de resultadospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA participação e divulgação dos resultados da Prova Brasil 2017 das escolas da segunda etapa do ensino fundamental do estado do Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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