https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13276
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
juliocesardasnevesamaral.pdf | PDF/A | 535.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brooke, Nigel Pelham de Leighton | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4918354189061801 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda | - |
dc.contributor.referee2 | Pontes, Luis Antonio Fajardo | - |
dc.creator | Amaral, Júlio César das Neves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1874382738597859 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T11:32:26Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T11:32:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13276 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta uma análise das situações de participação e publicação dos resultados de escolas públicas estaduais e municipais da segunda etapa do ensino fundamental, tendo em vista levantar hipóteses sobre a influência dos critérios de seleção das avaliações em larga escala para o estado do Amapá. A referência para um estudo quantitativo com o propósito de obter uma interpretação qualitativa desse contexto utiliza dados secundários das edições do Saeb dos anos de 2017 e 2019. Considerou-se as quantidades de municípios e escolas amapaenses previstas, subdivididas em participantes e não participantes. A insuficiência de alunos participantes registra maior impacto entre as edições investigadas para as escolas da administração municipal. Os critérios de maior efeito proporcional estão relacionados à situação de não- participação nas provas e ocorrem no nível das escolas administradas pelo Estado e no conjunto de escolas estaduais e municipais. O cenário observado sugere a necessidade de envolvimento progressivo de escolas e cidades no processo Saeb, considerando que a ampliação da participação escolar faz supor um número cada vez maior de alunos e um reflexo no aumento dos índices de proporcionalidade na participação em avaliações de larga escala. Esse tipo de avanço pode contribuir para a qualificação da gestão escolar e do trabalho pedagógico docente e ampliar a percepção da equidade desejada aos resultados educacionais da educação básica desenvolvida em território amapaense. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Participação prova Brasil | pt_BR |
dc.subject | Divulgação de resultados | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A participação e divulgação dos resultados da Prova Brasil 2017 das escolas da segunda etapa do ensino fundamental do estado do Amapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License