Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13271
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
johanesseverodossantosvenancio.pdfPDF/A861.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A relação entre desempenho no Saeb e o nível socioeconômico: um estudo dos resultados do 5º e 9º anos das escolas públicas do Distrito Federal
Author: Venâncio, Johanes Severo dos Santos
First Advisor: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Referee Member: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Referee Member: Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda
Resumo: Para que os governantes, gestores e a sociedade civil do Distrito Federal formulem e implementem políticas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e para a diminuição das desigualdades apoiando de maneira focalizada as escolas com maiores dificuldades, é preciso conhecer, com base em evidências, as condições em que os processos de promoção do ensino e aprendizagem ocorrem. Com vistas a contribuir com esse conhecimento, este estudo foi realizado para fornecer um panorama da rede de ensino do Distrito Federal, em termos da relação entre desempenho, com base na média de proficiência obtida a partir de microdados do Saeb-2015 e no nível econômico, com base no Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) elaborado pelo Instituto Nacional de Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo em forma de pesquisa quantitativa descritiva busca apresentar a relação entre nível socioeconômico e o desempenho cruzando-se as médias de Inse das Escolas Públicas do Distrito Federal com as médias de proficiência das Escolas Públicas na Prova Brasil do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. A análise descritiva realizada indica haver uma relação entre duas dimensões avaliadas. No caso, o nível socioeconômico e a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Isso pode fornecer aos governantes e gestores uma reflexão do que é possível fazer para garantir a qualidade e a equidade do ensino, direcionando e adaptando políticas públicas de forma a melhorar as condições dos estudantes para o aprendizado.
Abstract: -
Keywords: Nível socioeconômico
Desempenho
Escolas públicas do DF
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13271
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons