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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Luis Antonio Fajardo-
dc.contributor.referee2Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda-
dc.creatorVenâncio, Johanes Severo dos Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T10:51:19Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T10:51:19Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13271-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoPara que os governantes, gestores e a sociedade civil do Distrito Federal formulem e implementem políticas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e para a diminuição das desigualdades apoiando de maneira focalizada as escolas com maiores dificuldades, é preciso conhecer, com base em evidências, as condições em que os processos de promoção do ensino e aprendizagem ocorrem. Com vistas a contribuir com esse conhecimento, este estudo foi realizado para fornecer um panorama da rede de ensino do Distrito Federal, em termos da relação entre desempenho, com base na média de proficiência obtida a partir de microdados do Saeb-2015 e no nível econômico, com base no Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) elaborado pelo Instituto Nacional de Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo em forma de pesquisa quantitativa descritiva busca apresentar a relação entre nível socioeconômico e o desempenho cruzando-se as médias de Inse das Escolas Públicas do Distrito Federal com as médias de proficiência das Escolas Públicas na Prova Brasil do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. A análise descritiva realizada indica haver uma relação entre duas dimensões avaliadas. No caso, o nível socioeconômico e a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Isso pode fornecer aos governantes e gestores uma reflexão do que é possível fazer para garantir a qualidade e a equidade do ensino, direcionando e adaptando políticas públicas de forma a melhorar as condições dos estudantes para o aprendizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectNível socioeconômicopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEscolas públicas do DFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA relação entre desempenho no Saeb e o nível socioeconômico: um estudo dos resultados do 5º e 9º anos das escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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