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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O Ideb e as ações da Secretaria de Educação do Estado da Bahia entre 2015 e 2019
Author: Ribeiro, Joelson Santana
First Advisor: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Referee Member: Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda
Referee Member: Silva, Cássio José de Oliveira
Resumo: O presente artigo apresenta discussões sobre a implementação de Políticas Públicas na Educação entre os anos de 2015 a 2019, tendo como objetivo analisar a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no estado da Bahia e as ações empreendidas pela Secretaria Estadual de Educação nesse recorte temporal (quatro anos). O artigo oferece reflexões que estimulam diferentes pensamentos sobre a influência das políticas públicas educacionais na melhoria da qualidade da educação no estado. Além disso, o estudo investigativo aborda um breve histórico do IDEB, bem como a importância do cumprimento das suas metas para construção dos objetivos, esteja ele em curto, médio ou longo prazo. A construção desses objetivos envolve a implementação das políticas públicas por estados e municípios, visando à melhoria da qualidade da educação e seus reflexos nas avaliações que medem os indicadores de qualidade, além de verificar os impactos das ações empreendidas pela Secretaria Estadual da Educação (SEE- BA) ao longo do período analisado. Como, por exemplo, oferta de formação continuada, criação de um Sistema Estadual de Avaliação (SABE), implementação de um programa de monitoria (Mais Estudos), criação de um programa de esporte e cultura. Nessa perspectiva, este artigo possibilita o entendimento das avaliações de larga escala e a importância de fazer uso desse elemento como instrumento de gestão educacional para/das unidades escolares, para toda a rede de ensino do estado.
Abstract: -
Keywords: Bahia
Políticas Públicas Educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13270
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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