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dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda-
dc.contributor.referee2Silva, Cássio José de Oliveira-
dc.creatorRibeiro, Joelson Santana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2584689341750259pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T10:49:30Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-09T10:49:30Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13270-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta discussões sobre a implementação de Políticas Públicas na Educação entre os anos de 2015 a 2019, tendo como objetivo analisar a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no estado da Bahia e as ações empreendidas pela Secretaria Estadual de Educação nesse recorte temporal (quatro anos). O artigo oferece reflexões que estimulam diferentes pensamentos sobre a influência das políticas públicas educacionais na melhoria da qualidade da educação no estado. Além disso, o estudo investigativo aborda um breve histórico do IDEB, bem como a importância do cumprimento das suas metas para construção dos objetivos, esteja ele em curto, médio ou longo prazo. A construção desses objetivos envolve a implementação das políticas públicas por estados e municípios, visando à melhoria da qualidade da educação e seus reflexos nas avaliações que medem os indicadores de qualidade, além de verificar os impactos das ações empreendidas pela Secretaria Estadual da Educação (SEE- BA) ao longo do período analisado. Como, por exemplo, oferta de formação continuada, criação de um Sistema Estadual de Avaliação (SABE), implementação de um programa de monitoria (Mais Estudos), criação de um programa de esporte e cultura. Nessa perspectiva, este artigo possibilita o entendimento das avaliações de larga escala e a importância de fazer uso desse elemento como instrumento de gestão educacional para/das unidades escolares, para toda a rede de ensino do estado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBahiapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO Ideb e as ações da Secretaria de Educação do Estado da Bahia entre 2015 e 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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