Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13265
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
iviasampaiozambom.pdfPDF/A583.19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação do rendimento escolar na disciplina de matemática: um estudo comparativo entre os resultados do SAEB e PAEBES
Autor(es): Zambom, Ivia Sampaio
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Miembros Examinadores: Silva, Iverson Geraldo da
Resumo: O presente artigo tem por objetivo conhecer e comparar dois sistemas avaliativos em larga escala aplicados na educação básica do estado do Espírito Santo, o Saeb e o Paebes. A intenção é comparar os dois sistemas, com ênfase no estudo da congruência entre eles e na análise do desempenho acadêmico dos estudantes avaliados. A investigação adota como metodologia a comparação dos resultados e, por meio de análise estatística, traça um paralelo entre os sistemas avaliativos, suas finalidades, características técnicas, e analisa os resultados obtidos quanto à proficiência média na disciplina de Matemática de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental desses dois sistemas, no período de 2015 a 2019. Observou-se uma similaridade em ambas as avaliações tanto em suas características técnicas, quanto nos resultados relacionados ao desempenho dos estudantes, os quais evidenciaram um baixo nível de proficiência em Matemática. Mas também se observaram certos avanços dos desempenhos nos períodos avaliados, talvez como resultado de diversas ações e políticas públicas adotadas pelo governo estadual nos últimos anos, que se espera que contribuam para uma melhoria mais significativa da educação no estado.
Resumen : This article aims to know and compare two large-scale evaluation systems applied in basic education in the state of Espírito Santo, Saeb and Paebes. The intention is to compare the two systems, with an emphasis on the study of the congruence among them and on the analysis of the academic performance of the students evaluated. The investigation adopts as a methodology a comparison between the results, and, through statistical analysis, establishes a parallel between the evaluation systems, their purposes, and technical characteristics, and analyzes the results regarding the average proficiency in 9th grade Mathematics , from 2015 to 2019. Some similarity has been observed in both evaluations, regarding their technical characteristics as well as their results related to the students' performance, which showed a low level of proficiency in Mathematics. On the other hand, some advances in performance have been observed, which is perhaps the result of several actions and public policies adopted by the state government in recent years, which are expected to contribute to a more significant improvement in education in the state.
Palabras clave : Sistemas de avaliação
SAEB
PAEBES
Estudo comparativo
Qualidade da educação
Evaluation systems
SAEB
PAEBES
Comparative study
Quality of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13265
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons