Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13265
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
iviasampaiozambom.pdfPDF/A583.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação do rendimento escolar na disciplina de matemática: um estudo comparativo entre os resultados do SAEB e PAEBES
Author: Zambom, Ivia Sampaio
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Referee Member: Silva, Iverson Geraldo da
Resumo: O presente artigo tem por objetivo conhecer e comparar dois sistemas avaliativos em larga escala aplicados na educação básica do estado do Espírito Santo, o Saeb e o Paebes. A intenção é comparar os dois sistemas, com ênfase no estudo da congruência entre eles e na análise do desempenho acadêmico dos estudantes avaliados. A investigação adota como metodologia a comparação dos resultados e, por meio de análise estatística, traça um paralelo entre os sistemas avaliativos, suas finalidades, características técnicas, e analisa os resultados obtidos quanto à proficiência média na disciplina de Matemática de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental desses dois sistemas, no período de 2015 a 2019. Observou-se uma similaridade em ambas as avaliações tanto em suas características técnicas, quanto nos resultados relacionados ao desempenho dos estudantes, os quais evidenciaram um baixo nível de proficiência em Matemática. Mas também se observaram certos avanços dos desempenhos nos períodos avaliados, talvez como resultado de diversas ações e políticas públicas adotadas pelo governo estadual nos últimos anos, que se espera que contribuam para uma melhoria mais significativa da educação no estado.
Abstract: This article aims to know and compare two large-scale evaluation systems applied in basic education in the state of Espírito Santo, Saeb and Paebes. The intention is to compare the two systems, with an emphasis on the study of the congruence among them and on the analysis of the academic performance of the students evaluated. The investigation adopts as a methodology a comparison between the results, and, through statistical analysis, establishes a parallel between the evaluation systems, their purposes, and technical characteristics, and analyzes the results regarding the average proficiency in 9th grade Mathematics , from 2015 to 2019. Some similarity has been observed in both evaluations, regarding their technical characteristics as well as their results related to the students' performance, which showed a low level of proficiency in Mathematics. On the other hand, some advances in performance have been observed, which is perhaps the result of several actions and public policies adopted by the state government in recent years, which are expected to contribute to a more significant improvement in education in the state.
Keywords: Sistemas de avaliação
SAEB
PAEBES
Estudo comparativo
Qualidade da educação
Evaluation systems
SAEB
PAEBES
Comparative study
Quality of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13265
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons