Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1325
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
neyrismarfelipedossantos.pdf615.36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Projeto professor diretor de turma: uma análise da implementação em uma escola pública da rede estadual do Ceará
Autor(es): Santos, Neyrismar Felipe dos
Orientador: Oliveira Junior, Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Assunção, Sergio Carvalho de
Resumo: Na atual conjuntura social, em que muitos dos valores perpetuados há gerações parecem ter se perdido ao longo do tempo, a escola, mais do que nunca tem sentido o reflexo deste fenômeno, pois cada vez mais vem tomando para si a tarefa de educar moral e tecnicamente, o que acaba por sobrecarregar ainda mais esta instituição. Neste contexto, surge como iniciativa adotada pela rede estadual de ensino no Estado do Ceará, o Projeto Diretor de Turma (PDT) que visa o estreitamento de laços entre os agentes educacionais, quais sejam: O aluno, a escola e a família. Advindo de Portugal e adotado na rede pública estadual cearense em meados de 2008, o PPDT tem como centro a proposta de desmassificar o ensino, tornando-o mais personalizado e tentando, ao máximo, suprir as necessidades educacionais dos agentes envolvidos no processo de educar. É a partir desse cenário que defino como objetivo principal para o meu trabalho avaliar a implementação e a execução deste projeto na escola que foi alvo desta pesquisa, bem como, fazendo um comparativo entre o desenho do projeto e a realidade encontrada na referida escola. A investigação tem como aporte teórico os estudos de Leite(2010), Mendonça(2009), Nogueira(2006), Peregrino(2010), Zenhas(2004), dentre outros. Com a intenção de construir um panorama sobre o funcionamento do projeto na escola estudada, utilizo a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Neste trabalho de pesquisa, que tem como centralidade a análise do referido projeto que busca tornar-se uma política pública em educação, serão elencados pontos fortes, pontos que precisam ser melhorados, bem como, um plano de ação educacional, com base nos dados coletados na escola pesquisada.
Resumen : In the current social climate that many values perpetuated for generations seem to have been lost over time, and the school, more than ever has felt the effect of this phenomenon, since increasingly been taking up the task of educating and moral technically, what ultimately overload this institution. In this context, emerges as an initiative adopted by state schools in the state of Ceará, the Project Director of Class (PPGP) aimed at strengthening ties between educational agents, which are: the student, the school and the family. Coming from Portugal and adopted in Ceará state public schools and in mid 2008, the center has as PPDT the proposed singularize the education, making it more personalized and trying as much as possible meet the educational needs of those involved in the education process. It is from this scenario which I define the main objective as my work to evaluate the implementation and execution of this project in school that was the target of this research, as well as making a comparison between the project design and the reality found in this school. Research has as the theoretical studies of Leite (2010), Mendonçaa (2009), Nogueira (2006), Peregrino (2010), Zenhas (2004), among others. With the intention to build a picture of the operation of the project at the school, I use the desk research and field research. In this research work, which has centered on the analysis of that project that seeks to become a public policy education, will be show strengths, areas that need improvement, as well as an educational action plan, based on the data collected will be listed at school studied.
Palabras clave : Desmassificação do ensino
Vínculo família-escola
Aprendizagem
Individualization of teaching
Linkage family-school
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1325
Fecha de publicación : 30-sep-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.