Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13257
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isabellereginadeamorimmesquita.pdfPDF/A563.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O que os estudantes brasileiros sabem e podem fazer: uma análise dos resultados de leitura do Pisa
Autor(es): Mesquita, Isabelle Regina de Amorim
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Magaldi, Carolina Alves
Membro da banca: Roberto, Alex Moreira
Membro da banca: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Resumo: O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA é a mais importante referência mundial em avaliação; seus resultados são utilizados por diversos países para o estabelecimento de metas de qualidade educacional. Voltado a estudantes na faixa etária de 15 (quinze) anos de idade, o PISA procura investigar como os estudantes mobilizam conhecimentos nas áreas de leitura, matemática e ciências para resolver problemas do cotidiano da atualidade e busca verificar o quanto estes jovens estão preparados para enfrentar com sucesso o mundo do trabalho do século XXI. Nosso estudo objetiva fazer uma análise dos dados da avaliação internacional para verificar o que os estudantes brasileiros conseguem realizar em termos do domínio das habilidades requeridas pelo PISA, especialmente em leitura, de forma a contribuir pedagogicamente para a interpretação dos dados e oferecer insumos para as pesquisas e políticas em educação no Brasil. Para tanto, utilizamos como material bibliográfico os relatórios oficiais da avaliação, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” – INEP, além de outros textos que envolvem o assunto.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação
PISA
Resultados
Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13257
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons