https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13257
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
isabellereginadeamorimmesquita.pdf | PDF/A | 563.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O que os estudantes brasileiros sabem e podem fazer: uma análise dos resultados de leitura do Pisa |
Autor(es): | Mesquita, Isabelle Regina de Amorim |
Primeiro Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Magaldi, Carolina Alves |
Membro da banca: | Roberto, Alex Moreira |
Membro da banca: | Pontes, Luis Antonio Fajardo |
Resumo: | O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA é a mais importante referência mundial em avaliação; seus resultados são utilizados por diversos países para o estabelecimento de metas de qualidade educacional. Voltado a estudantes na faixa etária de 15 (quinze) anos de idade, o PISA procura investigar como os estudantes mobilizam conhecimentos nas áreas de leitura, matemática e ciências para resolver problemas do cotidiano da atualidade e busca verificar o quanto estes jovens estão preparados para enfrentar com sucesso o mundo do trabalho do século XXI. Nosso estudo objetiva fazer uma análise dos dados da avaliação internacional para verificar o que os estudantes brasileiros conseguem realizar em termos do domínio das habilidades requeridas pelo PISA, especialmente em leitura, de forma a contribuir pedagogicamente para a interpretação dos dados e oferecer insumos para as pesquisas e políticas em educação no Brasil. Para tanto, utilizamos como material bibliográfico os relatórios oficiais da avaliação, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” – INEP, além de outros textos que envolvem o assunto. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Avaliação PISA Resultados Brasil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13257 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons