Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13257
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
isabellereginadeamorimmesquita.pdfPDF/A563.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5835701671468672pt_BR
dc.contributor.referee1Roberto, Alex Moreira-
dc.contributor.referee2Pontes, Luis Antonio Fajardo-
dc.creatorMesquita, Isabelle Regina de Amorim-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T14:38:52Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-02T14:38:52Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13257-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA é a mais importante referência mundial em avaliação; seus resultados são utilizados por diversos países para o estabelecimento de metas de qualidade educacional. Voltado a estudantes na faixa etária de 15 (quinze) anos de idade, o PISA procura investigar como os estudantes mobilizam conhecimentos nas áreas de leitura, matemática e ciências para resolver problemas do cotidiano da atualidade e busca verificar o quanto estes jovens estão preparados para enfrentar com sucesso o mundo do trabalho do século XXI. Nosso estudo objetiva fazer uma análise dos dados da avaliação internacional para verificar o que os estudantes brasileiros conseguem realizar em termos do domínio das habilidades requeridas pelo PISA, especialmente em leitura, de forma a contribuir pedagogicamente para a interpretação dos dados e oferecer insumos para as pesquisas e políticas em educação no Brasil. Para tanto, utilizamos como material bibliográfico os relatórios oficiais da avaliação, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” – INEP, além de outros textos que envolvem o assunto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPISApt_BR
dc.subjectResultadospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO que os estudantes brasileiros sabem e podem fazer: uma análise dos resultados de leitura do Pisapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons