Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13254
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ilzapatriciagomesdecarvalhosilva.pdfPDF/A1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos sobre a transição de estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio em escolas da Região Metropolitana de Salvador (RMS)
Autor(es): Silva, Ilza Patrícia Gomes de Carvalho
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Bertolotti, Diovana Paula de Jesus
Membro da banca: Abreu, Andrea Vicente Toledo
Resumo: Este estudo apresenta uma análise longitudinal da trajetória dos estudantes matriculados, em 2015, no 6º ano do ensino fundamental em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Salvador (RMS), indicando fatores que impactam nos fluxos da transição desses estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio em 2019. Essas trajetórias foram construídas a partir da base de dados do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e identifica, a partir da coorte inicial em 2015, os estudantes que foram matriculados no ensino médio em 2019. Os resultados encontrados apontam o percurso de estudantes nos anos finais do ensino fundamental identificando fatores que marcam as desigualdades educacionais segundo a rede de ensino (pública ou privada) frequentada a partir da análise do número de retenções obtidas quando cruzadas com o número de escolas frequentadas; o local de residência; as características dos estudantes (cor/raça e faixa etária); o tamanho e a duração de funcionamento da turma; a infraestrutura básica da escola; a estrutura pedagógica da escola; a adequação da escola às necessidades especiais dos educandos; a existência de biblioteca e/ou sala de leitura; e o nível socioeconômico das escolas. Apontam, também, que nesse grupo em estudo o número de retenções dos estudantes não tem associação com a existência de biblioteca e/ou sala de leitura. Espera-se que os resultados apresentados sejam utilizados pelos atores educacionais na promoção de uma educação mais equânime.
Abstract: -
Palavras-chave: Trajetória escolar
Censo escolar
Transição do ensino fundamental para o ensino médio
Fluxo escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13254
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons