Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13252
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hermanohelenosoaresbevilaqua.pdfPDF/A1.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto do Paic nos resultados do Spaece 2010-2018 na Secretaria Municipal de Educação de Pedra Branca/CE
Autor(es): Beviláqua, Hermano Heleno Soares
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Bertolotti, Diovana Paula de Jesus
Membro da banca: Abreu, Andrea Vicente Toledo
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar os dados de proficiência do 2º ano do Ensino Fundamental do Município de Pedra Branca observados pelo Spaece no período de 2010 a 2018 em Língua Portuguesa. Considera para essa análise o contexto e as ações empreendidas pela Secretaria de Educação do município para gestão e uso dos resultados, procura compreender o uso dos resultados e seu impacto nas ações e desenvolvimento das políticas públicas locais. Para realizar essa análise, foram mobilizados resultados de proficiência no município de Pedra Branca/CE, mais especificamente as médias de proficiência e distribuição dos alunos por nível de proficiência no intervalo apresentado. Como resultado, levanta-se que o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) se mostra importante para o sucesso dos resultados do município, assim como a mobilização e envolvimento da comunidade escolar, dedicação da gestão municipal da educação ao priorizar e conduzir as ações que o programa necessita para seu pleno funcionamento, auxiliado pela dimensão da rede que propicia atenção mais próxima e individualizada em cada intervenção que se mostre necessária, buscando a melhoria de pontos identificados como prioritários.
Abstract: -
Palavras-chave: Spaece
Paic
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13252
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons