Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13252
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hermanohelenosoaresbevilaqua.pdfPDF/A1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Bertolotti, Diovana Paula de Jesus-
dc.contributor.referee2Abreu, Andrea Vicente Toledo-
dc.creatorBeviláqua, Hermano Heleno Soares-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T14:25:41Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-02T14:25:41Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13252-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem o objetivo de analisar os dados de proficiência do 2º ano do Ensino Fundamental do Município de Pedra Branca observados pelo Spaece no período de 2010 a 2018 em Língua Portuguesa. Considera para essa análise o contexto e as ações empreendidas pela Secretaria de Educação do município para gestão e uso dos resultados, procura compreender o uso dos resultados e seu impacto nas ações e desenvolvimento das políticas públicas locais. Para realizar essa análise, foram mobilizados resultados de proficiência no município de Pedra Branca/CE, mais especificamente as médias de proficiência e distribuição dos alunos por nível de proficiência no intervalo apresentado. Como resultado, levanta-se que o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) se mostra importante para o sucesso dos resultados do município, assim como a mobilização e envolvimento da comunidade escolar, dedicação da gestão municipal da educação ao priorizar e conduzir as ações que o programa necessita para seu pleno funcionamento, auxiliado pela dimensão da rede que propicia atenção mais próxima e individualizada em cada intervenção que se mostre necessária, buscando a melhoria de pontos identificados como prioritários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSpaecept_BR
dc.subjectPaicpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO impacto do Paic nos resultados do Spaece 2010-2018 na Secretaria Municipal de Educação de Pedra Branca/CEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons