https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13237
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
evandrodossantospaivafeio.pdf | PDF/A | 898.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise de indicadores contextuais associados ao Ideb dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual do Pará |
Autor(es): | Feio, Evandro dos Santos Paiva |
Primeiro Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Membro da banca: | Cunha, Priscila Campos |
Membro da banca: | Alves, Márcio Fagundes |
Resumo: | Neste estudo considera-se que o principal indicador da qualidade da educação básica utilizado no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, é mais útil quando analisado à luz de indicadores contextuais, como defende Soares e Alves (2013). Diante do exposto, o objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa entre escolas da rede estadual do Pará com as maiores e menores notas no IDEB nos anos finais do ensino fundamental, levando-se em consideração os indicadores contextuais relativos à Complexidade de Gestão – ICG e ao Esforço Docente – IED. O estudo envolveu 20 escolas que foram selecionadas e organizadas em dois grupos, um contendo 10 escolas com as maiores notas de IDEB e o outro, contendo 10 escolas com as menores notas de IDEB. Os resultados da análise comparativa revelaram que agregando-se níveis de ICG de dois em dois, há mais escolas do grupo de menores notas de IDEB nos níveis de complexidade de gestão mais elevados; e que as escolas que possuem o maior percentual de seus docentes nos níveis mais elevados de IED pertencem ao grupo de escolas de menores notas de IDEB. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | IDEB Complexidade da gestão escolar Esforço do trabalho docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13237 |
Data do documento: | 26-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons