Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13237
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
evandrodossantospaivafeio.pdfPDF/A898.82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise de indicadores contextuais associados ao Ideb dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual do Pará
Autor(es): Feio, Evandro dos Santos Paiva
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Cunha, Priscila Campos
Miembros Examinadores: Alves, Márcio Fagundes
Resumo: Neste estudo considera-se que o principal indicador da qualidade da educação básica utilizado no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, é mais útil quando analisado à luz de indicadores contextuais, como defende Soares e Alves (2013). Diante do exposto, o objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa entre escolas da rede estadual do Pará com as maiores e menores notas no IDEB nos anos finais do ensino fundamental, levando-se em consideração os indicadores contextuais relativos à Complexidade de Gestão – ICG e ao Esforço Docente – IED. O estudo envolveu 20 escolas que foram selecionadas e organizadas em dois grupos, um contendo 10 escolas com as maiores notas de IDEB e o outro, contendo 10 escolas com as menores notas de IDEB. Os resultados da análise comparativa revelaram que agregando-se níveis de ICG de dois em dois, há mais escolas do grupo de menores notas de IDEB nos níveis de complexidade de gestão mais elevados; e que as escolas que possuem o maior percentual de seus docentes nos níveis mais elevados de IED pertencem ao grupo de escolas de menores notas de IDEB.
Resumen : -
Palabras clave : IDEB
Complexidade da gestão escolar
Esforço do trabalho docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13237
Fecha de publicación : 26-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons