Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13229
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diegoaraujodealmeida.pdfPDF/A908.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Índice de infraestrutura das escolas estaduais de Ensino Médio de Roraima e o desafio da implementação do Novo Ensino Médio
Autor(es): Almeida, Diego Araújo de
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Membro da banca: Magaldi, Juliana Alves
Resumo: A infraestrutura das escolas brasileiras ainda se apresenta como fator relevante no efeito da escola sobre o desempenho dos estudantes, em decorrência da precariedade e desigualdade existente no sistema educacional. Essa condição é fortemente influenciada pela localização das escolas (urbanas e rurais) e se configura como um grande desafio para o redesenho e implementação de políticas educacionais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar a infraestrutura das escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima, através da elaboração de um indicador de infraestrutura escolar. Então, para isso, foi realizada uma análise exploratória dos dados do Censo Escolar 2019, por meio de tratamentos da estatística descritiva e análise de componentes principais (ACP), sendo esta a técnica empregada para elaboração do índice de infraestrutura escolar – IIE. Os dados foram relacionados com a localização das escolas, permitindo o estabelecimento de uma classificação entre as quatro regiões definidas no estudo (Capital, Interior_A, Interior_B e Indígena). Os resultados obtidos foram satisfatórios para a caracterização da infraestrutura escolar e sua relação com os desafios e demandas prescritas pelas orientações legais do Novo Ensino Médio, pois, informam sobre a desigualdade e inequidade existente na Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima.
Abstract: -
Palavras-chave: Indicador de infraestrutura escolar
Ensino médio
Roraima
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13229
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons