Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13229
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diegoaraujodealmeida.pdfPDF/A908.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Índice de infraestrutura das escolas estaduais de Ensino Médio de Roraima e o desafio da implementação do Novo Ensino Médio
Author: Almeida, Diego Araújo de
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Alves, Márcio Fagundes
Referee Member: Magaldi, Juliana Alves
Resumo: A infraestrutura das escolas brasileiras ainda se apresenta como fator relevante no efeito da escola sobre o desempenho dos estudantes, em decorrência da precariedade e desigualdade existente no sistema educacional. Essa condição é fortemente influenciada pela localização das escolas (urbanas e rurais) e se configura como um grande desafio para o redesenho e implementação de políticas educacionais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar a infraestrutura das escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima, através da elaboração de um indicador de infraestrutura escolar. Então, para isso, foi realizada uma análise exploratória dos dados do Censo Escolar 2019, por meio de tratamentos da estatística descritiva e análise de componentes principais (ACP), sendo esta a técnica empregada para elaboração do índice de infraestrutura escolar – IIE. Os dados foram relacionados com a localização das escolas, permitindo o estabelecimento de uma classificação entre as quatro regiões definidas no estudo (Capital, Interior_A, Interior_B e Indígena). Os resultados obtidos foram satisfatórios para a caracterização da infraestrutura escolar e sua relação com os desafios e demandas prescritas pelas orientações legais do Novo Ensino Médio, pois, informam sobre a desigualdade e inequidade existente na Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima.
Abstract: -
Keywords: Indicador de infraestrutura escolar
Ensino médio
Roraima
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13229
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons