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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de escala para avaliar a familiaridade dos estudantes com a tecnologia
Título(s) alternativo(s): Scale development to assess students familiarity with technology
Autor(es): Machado, Denys Cristiano de Oliveira
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Membro da banca: Salles, Nara Oliveira
Resumo: Considerando a utilização das ferramentas digitais nos processos de ensino e avaliação, e ainda, sua influência sobre os mesmos, buscou-se desenvolver neste trabalho um indicador de familiaridade com a tecnologia que agregue em única medida cumulativa as experiências do estudante com a tecnologia. Para a construção deste indicador foi empregada a Teoria de Resposta ao Item aos dados agregados por um dos questionários de contexto do Pisa 2012. Obteve-se indicador para mensuração do traço latente estudado após algumas perdas de itens. Isso possibilitou o desenvolvimento de escala de familiaridade com a tecnologia com sete níveis, sendo que aproximadamente 12% dos estudantes foram posicionados nos dois níveis mais baixos e apenas 2% nos dois mais elevados. Dentre os achados destaca-se que a Dinamarca é o país de maior proficiência média em familiaridade com a tecnologia, a Holanda é o com a população mais homogênea e a Jordânia o mais heterogêneo. Japão, Coreia do Sul e Shanghai-China chamaram a atenção pelos elevados percentuais de estudantes contidos nos níveis mais baixos da escala desenvolvida.
Abstract: Considering the use of digital tools in the teaching and evaluation processes, as well as their influence on them, we sought to develop in this work an indicator of familiarity with technology that aggregates in a single cumulative measure student's experiences with technology. To construct this indicator, the Item Response Theory was use in the data aggregated by one of the Pisa 2012 context questionnaires. An indicator was obtain to measure the latent trait studied after some item losses. This enabled the development of a seven-level technology familiarity scale, with approximately 12% of students positioned on two lowest levels and only 2% on the two highest levels. Among the findings, it was highlight that Denmark is the country with the highest average proficiency in familiarity with the technology; the Netherlands is the one with the most homogeneous population and Jordan the most heterogeneous. Japan, South Korea and Shanghai-China drew attention for the high percentages of students contained in the lower levels of the developed scale.
Palavras-chave: Indicador
Teoria de resposta ao item
Tecnologia da Informação e comunicação
Indicator
Item response theory
Information and communiicattiion ttechnollogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13228
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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